La Chica|Blog|O que é empanada?

Blog

O que é empanada?

O que é empanada?

O que é empanada?

Vamos então entender sobre as queridas e suculentas empanadas?!

Preciso primeiro, generalizar um conhecimento básico para entendermos a raiz etimológica da palavra empanada: particípio feminino de empanar (cobrir ou cobrir-se com panos). Neste caso, o pano é a massa. Seria envolver um recheio com uma massa a ponto de esconder o que está dentro. Pode ser também, qualquer coisa volumosa que se leva, tapada, debaixo do braço (em + pano + ar). Não deixar ver ou não se deixar ver (encobrir, esconder). Vale também para o ato de empanar um bife por exemplo: passar ovo batido, cobrir com pão ralado ou farinha de trigo para depois fritar e se tornar uma linda milanesa.

Nivelando o conceito principal, pensemos juntos em quantas empanadas não temos por ai no mundo! Desafio a abrirmos a cabeça: que cultura não tem seu bolinho, seu pastelzinho…pra mim, é tudo uma espécie de empanada! Isso me motiva, pois vejo inspiração para empanada nas mais variadas culturas. Interessante este ato de envolver um recheio com uma massa…acho incríveis estas semelhanças de atos nos tantos cantos do mundo. Deve ser, porque somos todos seres humanos, com vontade de estocar, preservar, armazenar, levar e criar os mais diversos e incríveis sabores!

Mas…como surgiu a empanada? Agora, um pouco de história: pesquisadores indicam a origem da empanada entre os povos árabes. O território compreendido por Espanha e Portugal, conhecido como Península Ibérica, foi invadida e dominada pelos muçulmanos a partir do ano de 711. Este povo africano habitava a região do atual Marrocos e parte ocidental da Argélia e eram popularmente chamados de mouros (foram dominados pelo Império Romano no ano I A.C). Este domínio mouro, abarcou quase toda a Península Ibérica e durou mais de 500 anos (até 1942, com a queda de Granada) e contribuiu com um grande legado principalmente quanto às técnicas de irrigação, novas técnicas de cultura, introdução de plantas, conhecimentos matemáticos, musicais, de astronomia, arquitetura, conhecimentos de engenharia naval e muito outros. Um adendo: não é à toa que os Portugueses e Espanhóis se tornaram grandes navegadores. Flamenco e fado, também nasceram por ritmos influenciados pelos mouros- o violão deriva de antigos instrumentos árabes. Como os mouros já haviam sido dominados pelos romanos, contribuíram traduzindo muitos textos clássicos gregos e latinos.

A empanada é então, uma adaptação das esfihas. Brinco que as esfihas são as avós das empanadas e foi trazida para a América Latina por meio da colonização espanhola. Em Portugal, foram originados os pasteis de forno, que são bem parecidos com as empanadas.

Aliás, pelo fato da massa assar junto com o recheio, faz com que o armazenamento deste recheio dure mais, conserve melhor…estudos apontam que as empanadas sempre foram uma comida para levar…muito consumidas por viajantes, trabalhadores rurais e ainda existem explicações de que o ‘repulgue’ (a bordinha da massa que se faz para fechar quase como uma dobradura o recheio) seria até uma forma de comer com as mãos sujas e depois descarta-los.

Hoje, a empanada é comercializada no mundo todo, com mais intensidade claro, em países latinos. Se o país foi colônia espanhola, ele terá empanada.

É uma refeição perfeita para comer com a galera, servir em eventos, comer na pressa do dia-dia pela rua, fazer piqueniques, para serem servidas como entradas ou pratos principais acompanhando uma salada ou uma sopa e sem hora certa pra degustar: elas são deliciosas do café da manhã até comidinha de madrugada (risos). São versáteis e podem ser feitas de vários tamanhos e formatos, existindo empanadas que possuem um formato de torta, como em alguns lugares na Espanha, redondas tipo uma empadinha (nas Islas Baleares na Espanha) e até bem pequenas, chamadas de “empanadillas”, sendo uma versão em escala reduzida e fritas. Além da diversidade de formatos, em relação aos recheios e à massa, a diversidade também é enorme…tudo depende dos ingredientes mais abundantes no local ou do gosto dos criadores. Isso para nós é de uma liberdade magnífica e nos motiva a sempre querermos testar uma infinidade de recheios, cores, repulgues, massas, etc. Em resumo: é uma comida diversa, muito prática para se comer, em porções individuais como fazemos e mais conhecida, são perfeitas para serem comidas com as mãos em qualquer hora, em qualquer lugar! E ai, que tal uma empanada..? Ou que tal várias empanadas? Ou melhor: que tal várias empanadas La Chica? HUMMMM….

 

A La Chica é uma rede de lanchonete de empanadas criada pela Má e pelo Rafa e conta com empanadas deliciosas que agradam a todos! O cardápio é super diverso e nele tem: empanadas de recheios mais tradicionais como carne com passas, queijo com cebola, e até recheios mais inusitados, como shimeji com alho-poró e queijos, vegana de carne de jaca, agradando vegetarianos e veganos, e também doces como Nutella® com banana. Vem provar!

 

Maíra Serrano

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Empanada

https://www.dicionarioinformal.com.br/empanada/

https://dicionario.priberam.org/empanada

https://www.natgeo.pt/historia/2019/12/quem-eram-os-mouros#:~:text=Derivado%20do%20latim%20maurus%2C%20o,mu%C3%A7ulmanos%20que%20viviam%20na%20Europa.

https://www.infoescola.com/historia/dominio-muculmano-da-peninsula-iberica/

https://www.cervejablackprincess.com.br/2017/09/17/esfiha-do-oriente-para-o-mundo-inteiro/#:~:text=Uma%20das%20vers%C3%B5es%20hist%C3%B3ricas%20diz,salgado%20pelos%20pa%C3%ADses%20do%20Oriente.

https://www.lavanguardia.com/comer/opinion/20181209/453407478279/empanadas-comida-preparada-opinion-toni-massanes.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_mu%C3%A7ulmana_da_Pen%C3%ADnsula_Ib%C3%A9rica

https://educalingo.com/pt/dic-pt/empanada